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Treine e prepare mais seus Colaboradores!

Treinamento para funcionário de farmácia é visto pela por você como um custo ou investimento? A resposta já é manjada, mas o que nem todos dizem é que treinamento pode ser sim um custo para os cofres do seu negócio. Como? Isso acontece quando não existem critérios bem definidos para a admissão e fomento do treinamento.

Culturalmente os donos e gestores de modo geral não costumam dar muita importância para o treinamento para funcionário de farmácia. Isso sem dúvida é um tremendo erro! Os motivos pelos quais o treinamento é “deixado para escanteio” são os custos e tempo.

Sob essa ótica cotidiana entre gestores e donos de farmácias e drogarias, reunimos 6 dicas de passo a passo para sua farmácia começar a investir do jeito certo em treinamentos para os funcionários, além de listar 5 vantagens que o treinamento para funcionário de farmácia traz para o negócio. Continue com a leitura e confira você mesmo!

 

5 vantagens em fazer treinamento para funcionário de farmácia

1. Colaboradores bem treinados = Clientes satisfeitos

Já percebeu a quantidade de farmácias e drogarias que oferecem uma infinidade de produtos e serviços parecidos? Principalmente quando nos referimos ao preço, com margens apertadíssimas, não sobra muito espaço para um atendimento personalizado. O que vale nesse tipo de modelo é o fluxo de vendas, e muitas vezes o treinamento para funcionário de farmácia é deixado de lado.

Mas por que estou falando isso? Bem, se sua farmácia não consegue competir de igual para igual com as grandes redes atacadistas no preço, então é melhor ter outra estratégia, e ela começa com o treinamento para funcionário de farmácia.

Veja, é essencial trabalhar com outros aspectos que não sejam somente o preço. Ou seja, não fique refém somente da precificação dos produtos. Vamos ser francos: sabemos que o preço é o fator que chama atenção do consumidor. Mas ele por si só não é determinante para o sucesso do seu negócio. Diante disso o treinamento da sua equipe se faz essencial para a farmácia.

Colaboradores bem treinados conseguem proporcionar uma experiência de compra muito satisfatória para o cliente. E se você souber trabalhar boas técnicas de vendas, consegue agregar muito mais valor no atendimento, resultando no aumento do ticket médio. Mas isso só é possível através do treinamento para funcionário de farmácia.

2. Aumento da produtividade e entrega de resultados

Já tentou fazer alguma coisa que você não tem conhecimento e experiência necessária? Tenho certeza que não deu muito certo. Agora imagine o cliente entrar na farmácia e seu colaborador não souber explicar a diferença entre um medicamento pelo outro.

Ou melhor: imagine o colaborador que não sabe como mexer no sistema da farmácia e fica um “tempão” tentando encontrar o cadastro do produto. Será que isso faz diferença no fechamento da venda? Será que o cliente não ficaria menos tempo na fila? Será que esse cliente vai comprar novamente na sua farmácia?

Profissionais que participam de treinamento para funcionário de farmácia, vão desempenhar suas funções da melhor forma e assim otimizar o tempo. Além disso, colaboradores que sabem o que estão fazendo diminuem as chances de erros, o que evita o retrabalho.

“Retrabalho é literalmente jogar o lucro da sua farmácia no lixo!”

O ideal é que logo no primeiro dia de trabalho na farmácia, todos os colaboradores já saibam o que terá que ser feito ao longo da semana. Isso permite traçar um cronograma de treinamento para funcionário de farmácia, e ir aprimorando a execução de cada tarefa.

Você também deve medir o que está funcionando e o que pode ser melhorado. E a cada nova semana ir aperfeiçoando a rotina e trazendo novo treinamento para funcionário de farmácia, embasado nas experiências anteriores.

Saia do operacional e reserve um tempo para que você possa planejar a rotina diárias de todos os colaboradores, de acordo com suas funções desempenhadas.

Isso vai te poupar muito dor de cabeça, pois cada um da equipe saberá antemão o que deveria estar fazendo. Assim você tem mais autoridade para cobrar, caso não seja feito o que você planejou. O combinado não sai caro, não é mesmo?

3. Aumento do capital intelectual do colaborador

É fácil entender a importância do capital intelectual no treinamento para funcionário de farmácia. Imagine se os colaboradores sabem quais atitudes tomarem para cada situação de venda, quais as regulamentações que regem o seu negócio, cumprem e seguem os fluxos e processos corretamente, e mantém a farmácia organizada. Nesse contexto faz muito sentido investir no desenvolvimento e treinamento para funcionário de farmácia.

Por exemplo:

O profissional que costuma ser o mais gabaritado na farmácia é o farmacêutico, por sua formação técnica. Mas então porque um balconista consegue atingir excelentes metas de vendas, ao invés dessa pessoa de maior qualificação?

Simples: pois o capital intelectual desse colaborador possui muitas habilidades no relacionamento com pessoas, o que faz toda a diferença na hora da venda. Porém o farmacêutico possui um capital intelectual muito desenvolvido na parte técnica, mas com dificuldades na relação com pessoas.

Percebe que existe uma disparidade entre os colaboradores? Ambos possuem sua importância para a farmácia, mas quando participam de treinamento para funcionário de farmácia, eles melhoram suas habilidades menos desenvolvidas. O balconista pode conhecer mais sobre a classificação e formulação dos medicamentos. Já o farmacêutico pode ter dicas de como se relacionar com os clientes.

4. Melhor engajamento do funcionário de farmácia

Como você vai treinar um colaborador para exercer a função de balconista, se na carteira de trabalho está registrado entregador? Seu programa de treinamento para funcionário de farmácia já vai começar errado, e tem muitas chances de fracassar.

Para que todo conhecimento seja absorvido é necessário que a pessoa esteja disposta a aprender. E para aprender é necessário no mínimo comprometimento.

Se você não quer se comprometer em registrar o seu colaborador corretamente, como vai exigir que ele tenha o mesmo comprometimento em aprender? Antes de começar o processo de treinamento para funcionário de farmácia, verifique se o colaborador está engajado com essa ideia. Talvez você descubra que ele nem queria estar naquela função.

Quando todos da sua equipe estão satisfeitos e realmente gostam do que fazem, as coisas acontecem maravilhosamente bem. Os clientes serão os primeiros a perceber isso!

Bem, vamos partir do princípio que seu colaborador está registrado da forma correta e você constatou que ele faz o que gosta. E ainda está disposto a melhorar sua qualificação para poder crescer na farmácia. Esse é o cenário adequado para iniciar o treinamento para funcionário de farmácia.

Neste caso o colaborador se sentirá valorizado pois a farmácia está acreditando no seu potencial, ao invés de descartá-lo e contratar alguém com mais preparo. Isso refletirá no engajamento com as metas e objetivos da farmácia.

5. Redução da rotatividade de colaboradores

Ok. Você capacitou todos os colaboradores e agora que começou finalmente a colher os frutos desse investimento, alguns deles querem sair da sua farmácia? Não te passa um sentimento de ingratidão?

“Poxa, acreditei no potencial daquele colaborador e no final o que eu ganho: um até logo!”

Já se perguntou se sua farmácia realmente é o melhor lugar para se trabalhar? Quanto mais treinamento para funcionário de farmácia oferecer, mais o nível de valorização da equipe sobe. O que quero dizer é que a medida que o colaborador vai subindo de patamar, começa a questionar se o que ele faz vale o que você paga.

Isso é absolutamente normal! E nem sempre o dinheiro é o fator que leva ao descontentamento. Às vezes o próprio ambiente e os outros colegas de trabalho são os motivadores que levam o desligamento do colaborador.

A melhor forma de reter um bom colaborador e garantir que os investimentos em treinamento para funcionário de farmácia possam ter retorno é manter um canal de diálogo franco e aberto. Quem não gosta de um feedback assertivo? Faça reuniões coletivas e individuais.

Pergunte (na cara dura, se for o caso) o que você pode fazer para melhorar a vida profissional da pessoa. A medida que as respostas forem surgindo, comece a ponderar e fazer negociações.

Por exemplo:

O salário poderia ser maior se cada um melhorar suas vendas em 10%; os horários podem ser mais flexíveis se cada um se comprometer a bater a meta de venda do mês. Pegou a ideia?

Esse tipo de atitude cria um vínculo muito forte. Seus colaboradores vão valorizar ainda mais o local onde trabalham. Pois quando compararem sua farmácia com as demais do mercado, isso será um dos seus diferenciais.

Pode até ocorrer de outros profissionais se candidatarem para trabalhar na sua farmácia, quando souberem como é sua gestão de pessoas e o treinamento para funcionário de farmácia que você oferece.

É necessário investir em treinamento para funcionário de farmácia?

Não necessariamente, existem outras opções além do treinamento para funcionário de farmácia, mas invariavelmente é sempre recomendado oferecer capacitações recorrentes para sua equipe na farmácia.

Posso contratar profissionais já “prontos”?

Sim, você pode! Esses tipos de profissionais são os mais escassos no mercado de trabalho. E quando você encontra um deles disponível, prepare seu bolso! Os salários costumam ser muito altos, condizentes com a qualificação. Claro que existem regras a exceção. Hoje muitas pessoas preferem qualidade de vida ao invés de polposas remunerações.

Mas em via de regra não é fácil encontrar um profissional muito bem qualificado com o que você está disposto a pagar. Além disso, você corre o risco de contratar pessoas com alto nível de “vícios”. Isto é, executam as atividades do dia a dia conforme a empresa anterior que trabalhava. E isso pode ser um baita problema, se sua farmácia tem processos bem definidos.

Um outro ponto a ser analisado é sobre a cultura da sua farmácia. Pense bem, o que será mais difícil e custoso: moldar um profissional promissor à sua forma de trabalho, ou tentar convencer um profissional já “calejado” que deve seguir os seus processos?

Quer transformar seu negócio de verdade e deixar sua equipe cada vez mais preparada e engajada?

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