Alguma vez você já entrou em um estabelecimento e deixou de comprar, ou mesmo nunca mais retornou ao local por ter achado o atendimento ruim?
Pois bem, essa situação é muito comum. Isso acontece devido ao despreparo dos funcionários, que em alguns casos, tem informações limitadas sobre o produto que está vendendo ou mesmo não foi simpático na hora do atendimento.
Agora, me responda: Como anda o atendimento da sua DROGARIA? Leia nosso post e entenda como um bom treinamento para funcionários traz mais retorno para a sua drogaria, e mais, saiba a melhor forma de implementá-lo.
Alguns podem até pensar equivocadamente que os treinamentos são desperdício de recursos e tempo, mas na verdade, é um investimento na qualidade do trabalho de sua equipe. Como já é de se imaginar, o sucesso de uma organização depende em grande parte da qualidade de seus funcionários!
Quando o treinamento é DEFICIENTE, várias consequências negativas refletem nos resultados da drogaria, tais como:
- Devido à falta de preparo, os colaboradores não sentem confiança ao oferecer os produtos ou serviços da drogaria, voltando ao método da “tentativa e erro”. Assim, não atingem metas de vendas nem o rendimento esperado.
- Ocorre falhas no atendimento, onde a satisfação do cliente cai abaixo de níveis aceitáveis e uma perda do lucro e de clientes é o resultado mais provável.
- Devido à falta de comunicação, as expectativas da gerencia não são comunicadas a todos os funcionários, fazendo com que a equipe trabalhe em objetivos diferentes.
Há muitos motivos para treinar a equipe, os principais são:
- Maximizar a eficiência de cada trabalho realizado ou de cada encontro com cliente.
- Qualificar e priorizar oportunidades mais rapidamente.
- Ensinar aos vendedores processos e técnicas de persuasão e de vendas, melhorando assim a habilidade em cumprir estratégias de vendas.
- Melhorar as relações com os clientes.
- Ajudar vendedores experientes a obter mais sucesso em novas oportunidades.
- Reduzir os custos da empresa, trabalhando mais eficazmente.
- Aumentar a motivação individual de todo o grupo.
- Melhorar a autoestima da equipe.
Uma equipe bem treinada irá trazer o retorno que você tanto espera!
O fato é que uma empresa com funcionários capacitados e que oferece produtos e serviços de qualidade obtém vantagem em relação aos seus concorrentes.
Quando os funcionários são treinados da maneira correta, aperfeiçoam suas habilidades aumentando diretamente a produtividade e a qualidade, e como consequência, geraram o desenvolvimento e aumentam a lucratividade da própria empresa.
Além disso, uma das vantagens indiretas do investimento em treinamentos é a percepção que o funcionário cria de não ser apenas mais um número, mas sim, um ativo valioso e importante para a empresa. Essa percepção aumenta os índices de satisfação e faz com que o ambiente de trabalho melhore, bem como a qualidade das relações entre os funcionários e do atendimento aos clientes.
Conheça mais algumas vantagens de um bom treinamento para funcionários de drogaria
Adoção da cultura e da missão da empresa
Ao entrar para uma empresa, todo profissional precisa ser treinado sob os conceitos da organização que irá representar. Funcionários que vieram de outras companhias chegam habituados a determinados costumes que não condizem a nova casa, e os treinamentos ensinarão como as coisas no novo ambiente de trabalho irão funcionar.
Elevação da produtividade
Profissionais treinados produzem mais e melhor e minimizam as chances de erro, e consequentemente, geram menos retrabalho. Com métodos definidos e profissionais capacitados para executá-los corretamente, tudo se torna mais ágil e os resultados se tornam maiores.
Redução de custos
Profissionais treinados vão utilizar melhor os recursos, otimizar as verbas disponibilizadas e, principalmente, evitar gastos desnecessários decorrentes de falhas.
Fidelização dos clientes
Quando o atendente tem maior conhecimento sobre os produtos, empatia e boa postura com o cliente, aumenta as chances de a compra ser finalizada. Com essa excelente experiencia de compra, o cliente sai mais satisfeito e se fideliza.
Alcance das metas estabelecidas
Como consequência de todas as vantagens que mencionamos acima, um bom treinamento de funcionários de drogaria tem o poder aumenta a produtividade e melhora a qualidade dos serviços prestados, e assim, as metas estabelecidas são facilmente atingidas.
Mas claro, para manter o engajamento da equipe todo o esforço deve ser reconhecido, e quando as metas forem atingidas, é preciso oferecer um bônus ou uma gratificação pelo melhor desempenho.
Mas afinal, como devo treinar meus funcionários?
O mercado tem se transformando com uma velocidade cada vez maior, e quem não se adapta, acaba sendo engolido pelos concorrentes. Se você deseja ter um atendimento diferenciado e colocar a sua empresa à frente da concorrência, venha ser um licenciado do Grupo CB Drogarias!
Vamos traçar estratégias para que todos seus colaboradores se atualizem na área, e iremos mostrar na prática quais situações devem ser evitadas, e mais, iremos contribuir na mudança de determinados comportamentos de seus funcionários. Não perca mais tempo e dinheiro, entre em contato conosco!