Surpreendente! 5 sinais de que sua drogaria precisa de mais competitividade

A arte de empreender não é algo linear, pois em seu percurso existem diversos obstáculos, como a falta de competitividade.

Nesse sentido, não é raro a necessidade de repensar alguns processos do negócio diante de algumas situações, afinal, o mundo, as relações comerciais e o comportamento do consumidor mudam com uma certa rapidez. Confira a seguir 5 sinais de que sua drogaria precisa de mais competitividade!

1. O faturamento anda caindo por meses consecutivos

Se os gráficos de faturamento da sua drogaria estiverem lineares ou caindo, é hora de rever o planejamento financeiro para identificar o problema. Tente analisar os seguintes pontos:

Por que as metas estipuladas não estão sendo alcançadas? Faltam profissionais competentes? É preciso renegociar o preço com os fornecedores ou buscar novos? O estoque está deficiente ou cheio de produtos encalhados?

2. Os produtos e serviços de concorrentes são mais baratos

Sempre falamos por aqui que o preço não fideliza os clientes, mas sim, atrai. Embora isso seja verdade, os clientes que não conhecem outros valores de seu negócio – como um ótimo atendimento, facilidade na hora de comprar e um pós-venda impecável, por exemplo – acabam indo diretamente para seu concorrente pelo fato de os produtos e os serviços serem mais baratos.

Além de fazer promoções com produtos de entrada, você deve implementar imediatamente técnicas assertivas de precificação, reavaliar os contratos com fornecedores, e claro, investir no Marketing externo (criação de tabloides, anúncios, campanhas patrocinadas, entre outros) para atrair novos clientes.

Os produtos e serviços de concorrentes são mais baratos? Sua drogaria precisa de mais competitividade!

3. Marketing Interno incorreto influência diretamente na NÃO competitividade da drogaria

Além de investir no Marketing externo da sua loja, é preciso fazer um bom Marketing interno, pois essa é uma das técnicas mais poderosas para aumentar o número de vendas e a competitividade de sua drogaria.

Nesse sentido, toda sua loja deve estar de acordo com a identidade visual de farmácia, seguindo a psicologia das cores que estimulam o consumo, e claro, com produtos posicionados estrategicamente para chamar mais atenção.

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4. Colaboradores desmotivados

Repensar processos do negócio a fim de gerar mais competitividade também envolve avaliar a situação dos seus colaboradores.

Você pode ter os melhores colaboradores do mercado trabalhando em prol da sua empresa, mas pode ser que os processos não estejam alinhados com o planejamento estratégico da empresa. Sem dúvida, é indispensável que todos os departamentos desenvolvam um trabalho em conjunto para que as metas sejam alcançadas!

Para tanto, é necessário treinamento! Leia nosso post especial e entenda de maneira fácil como um bom treinamento para funcionários traz mais dinheiro para sua drogaria. CLIQUE AQUI.

5. Não possuir força de negociação

Você sabia? Gestores independentes não possuem força de negociação a acabam sendo obrigados a praticar preços extremamente altos!

O poder de compra de gestores independentes é bastante limitado, pois por possuírem apenas uma ou duas lojas acabam não conseguindo um desconto tão significativo, pois o giro de produtos é baixo.

Em contrapartida, farmácias licenciadas possuem força de negociação por conta do volume de medicamentos comprados pelo grupo, e sempre ficam à frente na concorrência!

Venha reestruturar seu negócio e aumentar sua competitividade!

Como vimos, são muitos os sinais que indicam falta competitividade nas drogarias.

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