fbpx

Saiba gerir sua drogaria em tempo de instabilidade

Devido a pandemia do novo coronavírus, a implementação da quarentena fez surgir um pico acentuado no aumento de vendas seguido de uma queda expressiva. Em tempos de crise econômica, é preciso saber gerir sua drogaria a fim de que ela se mantenha ativa no mercado.

Sendo assim, para evitar o prejuízo, é preciso agir de forma consciente adequando sua despesa ao tamanho de sua venda. Com a baixa das vendas, é preciso ter uma boa gestão para achar alternativas eficientes que diminuam de forma significativa as despesas operacionais fixas e variáveis da drogaria, para que seu lucro operacional e líquido não diminua ou fique negativo.

Leia nosso post- Coronavírus e as farmácias: Desafios e oportunidades (Clique aqui) – e analise a situação financeira e o nível de capital de caixa de sua drogaria, onde abordamos dicas sobre como aumentar o caixa.

 

Demonstrativo de Lucro e Perdas

Para ter números mais precisos sobre a real situação financeira da drogaria, é preciso fazer o Demonstrativo de Lucro e Perdas (DLP) com a finalidade de gerir sua drogaria com mais assertividade.

Demonstrativo de Lucros e Perdas do Grupo CB Drogarias. Saiba gerir sua drogaria!

O DLP é um tipo de relatório que tem como objetivo mostrar se seu negócio está dando lucros ou prejuízos. Nele constam dados como receitas, despesas e custos do período de tempo que foi analisado.

O demonstrativo deixa os dados mais claros, e facilita as estimativas de lucros ou prejuízos para o futuro, e durante uma crise financeira, o ideal é atualiza-lo com frequência. Isso possibilita a tomada de mudanças e reduções de despesas, a fim de evitar prejuízos ou a quebra de seu empreendimento.

Saiba gerir sua drogaria e reduza todas as despesas possíveis

Redução de despesas

Como já mencionamos, é preciso adaptar e reduzir as despesas de sua drogaria para que ela se adeque ao tamanho de suas vendas. Algumas formas de se conseguir isso é:

  • Diminuir o horário de funcionamento do estabelecimento;
  • Tentar negociar novos valores de pagamentos durante a crise, tanto com contadores, seguranças, proprietário do imóvel que você aluga, entre outros;
  • Economizar energia, mantendo o ar condicionado desligado, desligando algumas lâmpadas, trocando lâmpadas normais por econômicas, entre outros;
  • Renegociar com seus funcionários a porcentagem de comissão por vendas;
  • Rever a precificação e a porcentagem de desconto concedido em cada produto;
  • Saber negociar com os fornecedores;
  • Enfim, corte todas as despesas possíveis para evitar prejuízos e números negativos em sua drogaria.

Outros demonstrativos como DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa), além da DLP, são demonstrativos, atividades, que irão orientá-lo como implementar mais segurança e estabilidade a seu negócio.

Venha ser um licenciado e conte com a experiência e os estudos de mercado do Grupo CB Drogarias, e tenha o suporte adequado para a montagem do seus demonstrativos a fim de que possa gerir sua drogaria da melhor forma possível.

Conte também com nosso suporte na gestão de sua drogaria, para que você implemente todas as reduções de despesas possíveis e saiba precificar de forma assertiva seus produtos e medicamentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Dúvidas? Fale com nosso consultor!