Por que se perde um cliente no canal Farma? Descubra TUDO!

Para que a satisfação de seus clientes seja mantida, é fundamental entender o porque se perde um cliente no canal Farma e o que fazer para evitar isso.

Existem algumas razões simples que fazem com que os clientes busquem outras alternativas e é importante prestar atenção em como você lida com a sua loja, seus colaboradores e seus consumidores para não os perder.

Mas afinal, por que se perde um cliente no canal Farma?

  • 1% Por falecimento.
  • 3% Mudança de endereço.
  • 5% Concorrência. Quando um atendimento é bem feito e as dores do cliente são resolvidas, ele se fideliza e dificilmente procuram sua concorrência. Vale ressaltar que eventualmente isso pode acontecer (como em casos de promoções imperdíveis), mas a tendência é que ele aproveite a promoção e volte a comprar em sua loja.
  • 9% Acham o preço alto demais. A lucratividade do negócio é importante, mas é preciso ter cuidado. Para obter sucesso é necessário ter um preço competitivo no mercado e entregar algo a mais, como um programa fidelidade e uma boa experiência de compra.
  • 14% Estão desapontados com a qualidade dos produtos.
  • 68% Mau atendimento. Sua drogaria pode vender os melhores produtos e ofertar os melhores serviços, mas ainda assim pagará caro por um mau atendimento.

Mau atendimento: O Maior gargalo enfrentado pelo segmento Farma

Como vimos acima, o mau atendimento é responsável por 68% das perdas de clientes no canal Farma. Um número assustador, não acha?

Podemos resumir esse mau atendimento em vendedores desinteressados, grosseiros e que só pensam apenas na venda, não se interessando em resolver os problemas do cliente. Isso faz com que os clientes percam a vontade de comprar algo.

Sua equipe de atendimento ao cliente não é apenas um departamento de sua empresa, eles são os embaixadores de seu negócio

É inquestionável que quando o atendimento tem o olhar totalmente voltado para a satisfação dos clientes, os resultados nas vendas e a fidelização se tornam um processo mais natural.

Quando os funcionários são treinados da maneira correta, aperfeiçoam suas habilidades aumentando diretamente a produtividade e a qualidade, e como consequência, geraram o desenvolvimento e aumentam a lucratividade da própria empresa.

E o melhor: Quando o atendente tem maior conhecimento sobre os produtos, empatia e boa postura com o cliente, aumenta as chances de a compra ser finalizada. Com essa excelente experiência de compra, o cliente sai mais satisfeito e se fideliza.

Portanto, para evitar perdas indesejáveis de clientes, invista em qualificações por meio de conversas, treinamentos e cursos. Isso resultará em clientes satisfeitos e, consequentemente, aumentará o número de vendas.

Bônus: Você conhece a importância dos programas de fidelização de clientes?

Em um mercado tão competitivo onde várias empresas disputam a atenção dos consumidores diariamente, é preciso colocar em prática algumas estratégias, e os programas de fidelização de clientes nas farmácias é uma delas.

Pesquisas mostram que o número de farmácias que aderiram a essa estratégia é crescente, e mais importante ainda, que grande parte da população já aderiu a algum desses programas!

Sua drogaria anda perdendo muitos clientes? Conte com a ajuda do Grupo CB Drogarias!

Se você deseja ter um atendimento diferenciado e colocar a sua empresa à frente da concorrência, venha ser um licenciado do Grupo CB Drogarias! Nós temos tudo o que você precisa para crescer: Metodologia, Treinamento, Suporte/App, Gestão, Marketing, Tabloides e parcerias com laboratórios.

Além disso, incentivamos a pratica de programas de fidelização de clientes nas farmácias e damos o suporte necessário aos nossos licenciados:

Tanto a nossa bandeira Bem Popular quanto a Compre Bem possui um programa de fidelidade onde o licenciado tem acesso a uma página com total controle dos clientes, a fim de saber a frequência de cada um na loja, quais estão sendo seus benefícios e quanto tempo não aparecem no comércio, além da fidelização e acompanhamento desse cliente com as estratégias de precificação inteligente agrupadas a esse cartão fidelidade.

Não perca mais tempo e dinheiro, entre em contato conosco.

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