Passo a passo: Etapas de um processo eficaz de vendas na farmácia!

A relação entre o cliente e o profissional de farmácia, seja ele farmacêutico ou balconista, é uma das ferramentas de marketing direto mais eficientes desse setor. De modo geral, não existe uma regra inquestionável sobre como uma venda deve ser realizada, mas um processo de vendas bem definido deve seguir algumas etapas essenciais.

Confira a seguir um passo a passo simples com as principais etapas de um processo de vendas eficaz para sua farmácia!

1.      Identificação do cliente

Primeiramente, devemos estar cientes de que todo o processo de vendas consiste na sintonia entre os profissionais da farmácia e seus clientes no momento do atendimento. Esse processo começa sempre com a identificação dos clientes.

Tenha empatia e não faça uma rotulação ou um julgamento precipitado sobre o cliente! Não é porque ele está de roupas simples que não vai comprar nada da loja, por exemplo.

Portanto, mantenha uma boa postura, não reclame perto do cliente, use roupas adequadas, e claro, tenha muita paciência.

Etapas de um processo de vendas na farmácia

2.      Abordagem

Analise e escute atentamente o cliente a fim de saber o máximo possível sobre suas dores e necessidades, e só depois desse processo, decida qual a melhor forma de persuadi-lo. Aborde seu cliente de maneira entusiasmada e feliz, pois essas atitudes são contagiantes e geram uma certa afinidade entre vocês.

3.      Apresentação do produto

A terceira etapa de um processo eficaz de vendas na farmácia é a apresentação do produto. Após ter abordado o cliente, apresente o produto de forma a despertar o interesse e o desejo do consumidor de efetuar a compra. É preciso ser convincente e agregar valor ao produto de uma forma que transmita confiança.

4.      Superação de objeções

Caso o cliente não tenha se mostrado satisfeito com o produto e tenha levantado dúvidas e objeções durante a apresentação do produto, está na hora de colocar em prática as suas habilidades de negociação! Esteja sempre preparado para esclarece-las e oferecer alternativas que atendam às necessidades do cliente.

5.      Fechamento da venda

Nesse último estágio, tente finalizar a compra se certificando de que o cliente está plenamente satisfeito com a escolha.

Bônus: Pós-venda

Se o fechamento da venda foi um sucesso, não esqueça de dar um sorriso e dizer “muito obrigado”, “volte sempre”, “qualquer dúvida estamos à disposição”, enfim, use qualquer outra frase que motive o cliente a voltar mais vezes.

Você já utiliza todas essas etapas de um processo de vendas na sua farmácia? Conte pra gente nos comentários!

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