O que é assistência medicamentosa? Descubra tudo!

Como o nome já diz, a assistência medicamentosa é uma série de ações realizadas pelos farmacêuticos. Ela têm como objetivo orientar os pacientes quanto ao uso controlado dos medicamentos e também restringir o uso de medicamentos por conta própria.

As pessoas ficam confusas sobre a relação entre a assistência medicamentosa e os cuidados medicamentosos. O foco principal da assistência farmacêutica é a orientação, onde o paciente é o principal beneficiário e o segundo é a relação entre o farmacêutico e o paciente.

A medicação pode ser definida como o papel de responsabilidade e atitude dos profissionais para com os pacientes, a fim de alcançar os melhores resultados e mais qualidade de vida.

Como surgiu a assistência medicamentosa?

Estudos apontam que na década de 1960 suscitou a indignação dos profissionais da farmácia. Este movimento profissional questionou a sua formação e atitudes e determinou a forma de corrigir os problemas encontrados, o que conduziu posteriormente à criação do termo “farmácia clínica”.
A partir daí os farmacêuticos foram autorizados a dar assistência aos pacientes , pois antigamente a orientação medicamentosa só poderia ser feita por profissionais de Medicina.
Hoje em dia sabemos que além de poder contar com a orientação médica, também podemos ser auxiliados pelos farmacêuticos.


Orientação ao paciente X Assistência Medicamentosa

Apesar de ser constantemente confundido com a orientação ao paciente, a assistência medicamentosa envolve mais áreas.

O atendimento medicamentoso é, basicamente, um modelo que contempla os seguintes itens: consulta ao farmacêutico, verificação dos medicamentos em uso, verificação de problemas e proposição de soluções. Para tanto, os profissionais farmacêuticos devem utilizar métodos de prestação de serviços e registro de operações e resultados.
Com base nos conceitos acima, os farmacêuticos precisam estar dispostos a preparar seus próprios conhecimentos para atender às necessidades sociais de forma abrangente e contribuir para a melhoria dos efeitos do tratamento medicamentoso. Somente com essa postura o seu papel será reconhecido na sociedade, e a Assistência Farmacêutica ganhará espaço e se tornará uma importante ferramenta para a persistência e eficácia no uso de várias terapias.
Com base a essas informações que trouxemos para você, ficou mais fácil entender?
Lembrando que fazer uso de medicação sem prescrição médica ou com ajuda de um farmacêutico pode trazer uma série de complicação a sua saúde como por exemplo a hepatite medicamentosa. Inclusive dia 5 de Maio é o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, importante não é?
Para ter informações valiosas como essa continue acompanhando nosso blog, estamos sempre dispostos a te ajudar.

Deixe uma resposta