Montar uma farmácia: Passo a passo completo + dicas extras!

Por se tratar de um negócio de alta rotatividade e bom faturamento, muitas pessoas almejam montar uma farmácia. Apesar de ser um ótimo negócio para se investir, montar uma farmácia por conta própria e sem a devida assistência não é uma tarefa fácil.

Por esse motivo, se você deseja montar sua própria farmácia, não deixe de conferir um passo a passo completo mais dicas extras para isso!

Passo a passo completo sobre como montar uma farmácia

  1. Verifique junto a vigilância sanitária do município a possibilidade de instalação da empresa (Drogaria) no lugar desejado;
  2. Contrate um engenheiro para agilizar a planta para aprovação na vigilância sanitária (Verificar na Prefeitura se há já algum Engenheiro parceiro, pois ganha-se tempo);
  3. Entre em contato com um contador para obter orientação sobre obtenção de autorização de abertura da empresa obtida junto a prefeitura;
  4. Faça a abertura do CNPJ e registro na junta comercial;
  5. Tenha em mãos o Alvará Municipal;
  6. Após ter a sua planta aprovada na vigilância sanitária, faça o pedido da AFE tendo o farmacêutico responsável e faça o registro no CRF do estado;
  7. Tendo em mãos o Relatório de Vistoria e o Alvara Sanitário, dê entrada na AFE (Anvisa).

Pronto, agora você pode começar a comprar e pensar na inauguração!

Montar uma farmácia

Dicas extras sobre como montar uma farmácia

Como todo empreendimento, antes de qualquer coisa muitos pontos devem ser analisados e resolvidos. Sendo assim, se você quer montar uma drogaria de sucesso, fique atento a algumas dicas que farão toda diferença. Confira!

Analise seus concorrentes

É preciso analisar os seus concorrentes, pois somente fazendo essa análise você consegue enxergar os pontos positivos e negativos existentes no mercado. Com essas informações saberá como sua drogaria deve agir.

Você poderá se inspirar nos pontos positivos para poder crescer de forma rápida no mercado. Quanto aos pontos negativos, estes te mostrarão o que deve ser mudado e melhorado.

Calcule o investimento que será feito e faça um bom planejamento

O valor do investimento dependerá de vários fatores, como a localização de sua drogaria, o tamanho do ponto comercial a estrutura interna e os equipamentos que serão usados.

Faça um levantamento levando em conta todos esses pontos, e planeje tudo de acordo com seu orçamento.

Escolha uma boa localização

É preciso escolher uma localização baseado no fluxo de pessoas. Quanto mais pessoas passarem em frente sua drogaria, melhor!

Nesse sentido, boas ideias de locais para iniciar sua drogaria são nas proximidades de: centro comercial, estações de trem, estações de metrô, terminais de ônibus, próximo a hospitais e laboratórios médicos, dentro de shoppings e até mesmo dentro de hipermercados.

Por ser um ponto extremante importante, o Grupo CB Drogarias possui parceria com uma das maiores ferramentas do mundo em geolocalização, onde é possível visualizar qual localização trará o melhor faturamento de acordo coma realidade do cliente.

Equipe de funcionários

O número de funcionários para de iniciar uma drogaria pode variar de acordo com o tamanho da loja e de acordo com suas necessidades.

Seus funcionários devem ser treinados para dar a seus clientes o melhor atendimento possível, pois um bom atendimento é crucial para a fidelização de seus clientes.

Elenque quais medicamentos você irá oferecer

Nem só de medicamentos é composto o faturamento da farmácia! Você pode vender, por exemplo: leite em pó; meias elásticas; cosméticos, água mineral, produtos de higiene pessoal, produtos dietéticos; balas, doces e barras de cereais; produtos ortopédicos; artigos para bebê; entre outros.

Procure os melhores fornecedores

Para se iniciar uma drogaria, é preciso fechar negócio com fornecedores de confiança. Portanto, é preciso que a distribuidora de medicamentos seja legalizada, de confiança e com um bom histórico no mercado.

Lembre-se do mais importante: os preços da aquisição dos medicamentos devem ser vantajosos para que você consiga ser competitivo no mercado.

Encontre um bom sistema para farmácias

Você deve pensar em qual sistema irá automatizar os processos de venda de produtos e compra de mercadorias; emissão de nota fiscal; que seja capaz de auxiliar na gerência financeira; exibir relatórios de vendas; gerenciar produtos controlados de forma fácil e intuitiva.

Faça parte do Grupo CB Drogarias

Sabemos que gerir uma drogaria não é algo simples, você precisa ter preços competitivos, funcionários bem treinados e uma boa gestão. Mas fique tranquilo, pois o Grupo CB Drogarias pode te ajudar!

Somos a rede de licenciados que mais cresce no Brasil, com mais de 250 lojas espalhados por 17 estados do Brasil.

Através do Licenciamento de marca, nós podemos ajudar sua empresa a se posicionar de forma competitiva, gerando valor e lucros!

Oferecemos aos nossos licenciados treinamentos para toda a equipe, todo o aparato visual de sua drogaria, metodologias, gestão e marketing. Enfim, damos o suporte que você precisa! Entre em contato conosco e saiba mais.

Deixe uma resposta