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Lucro Reduzido em sua Drogaria? Saiba como resolver

 

Resolva o lucro reduzido de sua drogaria com as técnicas desse post.

O fato é que toda empresa precisa lucrar. Uma empresa que gera lucros se mantém ativa e consegue fazer investimentos para crescer no mercado.

Uma empresa que gera lucros é saudável e contribui para o crescimento de toda a sociedade a sua volta.

Um grande desafio que as drogarias necessitam superar diariamente é o lucro reduzido. O caixa de sua farmácia pode não estar operando no vermelho, porém um lucro reduzido pode colocar riscos no futuro de seu empreendimento.

Há algumas coisas que pode ajudar a superar o lucro reduzido em sua drogaria, e é isso que iremos abordar nesse post.

Por que devo me preocupar com o lucro reduzido?

O lucro reduzido não ocorre somente por baixas vendas, mas também pela má operação nos processos de precificação, compra entre outros fatores que no final desagregam índices em sua lucratividade. Pelo fato de não ser um déficit, é comum que empreendedores achem o problema normal e acabam não agindo, o que é um grande erro.

Drogarias que apresentam lucros baixos possuem poucas chances de crescer no mercado, pois é quase impossível fazer investimentos. Para que sua drogaria tenha uma curva de crescimento é preciso agir.

Savings

Lucratividade e rentabilidade

A lucratividade representa o percentual do ganho obtido sob as vendas que foram feitas. Seu cálculo possibilita saber se as vendas estão sendo suficientes para arcar com as despesas, e se a drogaria está tendo lucros ou não. Seu cálculo pode ser feito em períodos específicos, variando de acordo com a sua necessidade.

Já o cálculo da rentabilidade possibilita saber se houve retorno sobre o investimento (ROI – Return on Investment) realizado na drogaria a longo prazo.

Principais causas de lucro reduzido na drogaria:

Preços abaixo do necessário

Abaixar os preços é uma ótima tática para atrair clientes, porém, quando praticado erroneamente prejudica sua lucratividade. Seus preços devem sim ser atraentes, mas devem ser praticados de uma forma que supra as despesas da empresa e te retorne lucros.

Sendo assim, seu produto deve ser precificado de acordo com o que realmente vale, seguindo uma estratégia de precificação bem montada. Não se esqueça que os resultados devem ser acompanhados periodicamente.

Preços desbalanceados

Um dos maiores erros do seu negócio pode ser o preço. Da mesma forma que ele pode ser baixo demais e causar diretamente o lucro reduzido, ele pode ser muito alto e te fazer perder a oportunidade de vender mais ou fechar novos negócios. Nessa situação, realizar uma análise de mercado e gradativamente igualar ao preço dos produtos concorrentes é a maneira mais efetiva para melhorar esse problema em casos mais simples.

Tais problemas com a precificação devem ser resolvidos para que você resolva o lucro reduzido em sua drogaria.

Gastos desnecessários

Gastos desnecessários geram grandes problemas no caixa. Todo investimento deve ser pensado e planejado para que não comprometa sua drogaria.

Portanto, é necessário realizar levantamentos e verificar o que realmente é necessário, para assim cortar gastos desnecessários a fim de aumentar o lucro. E tome cuidado, não compre nada fora da Curva ABC.

Pagar antes de receber pode gerar lucro reduzido em sua drogaria

Não alinhar as datas de pagamentos de contas da drogaria com o calendário de recebimentos acaba desestabilizando o caixa, e fica difícil realizar uma avaliação correta da real situação da drogaria. Nesse sentido, é preciso receber para depois pagar.

Portanto, faça lastros de inadimplência, saiba de fato o que corresponde a sua carteira de cliente á prazo!

Contratos sem revisão

Fique atendo para que não ocorra renovações automáticas de contratos, pois isso pode gerar perda de dinheiro. É necessário uma reavaliação dos contratos vigentes. Citamos alguns exemplos como taxa de cartão, contas de telefone, higienização hospitalar, entre outros contratos vigentes em sua drogaria.

Formas de pagamento

Outro fator a ser estudado para corrigir o lucro reduzido em sua drogaria são as formas de pagamento aceitas em seu negócio, especialmente quando falam de cheques ou compras a prazo. Entender o risco financeiro de se aceitar compras parceladas e estar precavido a elas é de extrema importância. Fique sempre atento ao fluxo de caixa!

Baixo volume de vendas

Um baixo volume de vendas é o maior causador do lucro reduzido. É preciso fazer um balanço e identificar se as vendas estão realmente baixas, para assim descobrir a causa desse problema e posteriormente resolve-lo.

Má gestão de estoque 

Uma má gestão de estoque pode gerar gastos desnecessários, pois há riscos de acumular produtos e esses vir a vencer.

Nesse sentido, é preciso avaliar as verdadeiras necessidades de estoque da drogaria, elaborando um fluxo médio para atender os pedidos dos clientes e evitar sobras (curva ABC).

Mas como driblar o lucro reduzido?

É preciso fazer um bom controle financeiro

Primeiramente, é preciso acompanhar de perto as finanças de sua drogaria. Quando estamos atentos ao fluxo de dinheiro do caixa, surpresas desagradáveis ao fim do mês são evitadas pois as chances de driblar o lucro reduzido são maiores.

Ter controle sobre a situação financeira da drogaria possibilita agir nas horas certas e fazer investimentos sem corres riscos.

Otimizar processos da drogaria vai te ajudar a resolver o lucro reduzido

Uma boa administração na drogaria requer otimizações de seus processos periodicamente. É preciso fazer um levantamento sobre quais gastos podem ser cortados e quais podem ser otimizados, buscando sempre uma melhoria no negócio.

Utilizar ferramentas na administração de sua drogaria facilita a otimização de processos, portanto, use a tecnologia a seu favor.

Busque a fidelização dos clientes

Clientes fidelizados sempre voltam a sua drogaria, fazendo com que você consiga bons números no caixa. Eles também tendem a indicar sua drogaria para conhecidos, fazendo com que suas vendas aumentem cada vez mais. Devido a esses benefícios, é sempre importante pensar em meios para fidelizar seus clientes.

Uma boa tática a ser usada é criar relacionamentos com o cliente para acompanha-lo no pós-venda, seja por WhatsApp, e-mail marketing ou mesmo nas redes sociais. Isso irá criar memórias afetivas.

Por meio desses meios de comunicação é possível realizar pesquisas de satisfação, o que gera oportunidades de aproximação com o cliente. Isso com certeza irá agregar valor em sua drogaria e contribuirá na fidelização de clientes.

Invista em Marketing Digial

O marketing possui os gatilhos necessários para atrair clientes, aumentar os lucros e consolidar o negócio. Uma estratégia de marketing de conteúdo adequada irá acabar com a problemática do lucro reduzido. Para tanto, é preciso conhecer seu público-alvo e descobrir quais são os melhores canais de comunicação a serem usados.

Lembre-se, o conteúdo deve ser relevante para educar o consumidor o estimulando para futuras compras.

Invista em seus funcionários

Estudar formas de melhorar a produtividade dos seus funcionários é fundamental. Desta forma você pode incentivar técnicas de gerenciamento de tempo para melhorar consideravelmente a produtividade dos membros do seu time.

Você como líder da sua drogaria

Você deve estar sempre muito antenado em todos os aspectos – principalmente numéricos – da sua drogaria, só assim será possível garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Sei que cuidar de todas essas partes é cansativo e requer muito esforço. Mas fique tranquilo, nós do Grupo CB Drogarias podemos e vamos ajudá-lo!

Através do Licenciamento de marca, nós podemos ajudar sua empresa a se posicionar de forma competitiva, gerando valor, lucros, oferecendo treinamentos e todo o aparato visual.

Não perca mais tempo! Venha ser um licenciado.

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