LUCRO BRUTO, OPERACIONAL E LÍQUIDO NA FARMÁCIA- Saiba diferenciar!

Acredite ou não, mais de 90% das farmácias de pequeno e médio porte auferem seus lucros de forma equivocada. E você, sabe realmente qual é o lucro final que sua farmácia consegue apurar todos os meses? Não? Para isso, é preciso entender claramente a diferença entre lucro bruto, operacional e líquido da farmácia. Confira cada um deles abaixo!

Lucro Bruto

O Lucro Bruto é o valor das vendas brutas que sobra após ter subtraído todos os Descontos Concedidos na Venda, além do Custo da Mercadoria Vendida. Ele representa o valor total que sobrou para pagar as despesas operacionais e não operacionais da farmácia, em que no final, deve sobrar (ou não) lucro líquido para a empresa. Exemplo:

LUCRO BRUTO NA FARMÁCIA

Lucro Operacional

Lucro Operacional é aquele obtido entre as operações de compra e venda de produtos, ou seja, é o lucro da operação principal da farmácia. Para calculá-lo, é preciso subtrair do Lucro Bruto todas as Despesas Operacionais Variáveis e as Despesas Operacionais Fixas. Exemplo:

LUCRO OPERACIONAL NA FARMÁCIA

Lucro Líquido

Para calcular o Lucro Líquido, é preciso computar as Receitas Não Operacionais (advindas de prestação de serviços como a aplicação de injetáveis, aferição de pressão, dosagem de glicemia, vendas de recarga de celular, recitas de correspondente bancário, empréstimos que a empresa contraiu, juros, etc.) e Despesas Não Operacionais (reformas, pinturas, aquisição de um computador, ar condicionado, etc.).

Ou seja, o lucro líquido é o resultante da soma do Lucro operacional com as Receitas Não Operacionais, menos as Despesas Não Operacionais. Exemplo:

LUCRO LÍQUIDO NA FARMÁCIA

Como saber se o lucro da empresa é viável ou não?

Para saber se o lucro da empresa é viável ou não, é preciso analisar o lucro operacional, pois é ele quem mostra a viabilidade do negócio.

É fundamental que você saiba criar um plano de contas e saiba categorizar corretamente todas as despesas e receitas de seu negócio. Por isso, nós do Grupo CB Drogarias, esperamos ter deixado claro a diferença entre Lucro Bruto, Lucro Operacional e Lucro Líquido na farmácia.

Venha fazer parte do Grupo CB Drogarias!

Nós, do Grupo CB drogarias prezamos pela flexibilidade e posicionamento de nossos clientes no mercado e ofertamos treinamento e suporte adequado para que você consiga atingir o sucesso em sua drogaria.

Venha para o Grupo CB Drogarias e conte com nossos estudos de mercado, implementação de um processo de vendas efetivo, técnicas de precificação, treinamentos de vendas, suporte/app, gestão e muito mais! Entre em contato conosco.

Deixe um comentário