fbpx

Gestão de qualidade na farmácia: Saiba como implementar

A gestão de qualidade pode ser resumida como um sistema de gestão para uma organização focada no cliente, que envolve a participação de todos os funcionários em melhoria contínua.

Gestão de qualidade é uma poderosa ferramenta de competitividade que faz parte do planejamento estratégico de empresas, onde sua implementação exige mudança no comportamento das pessoas.

Como a concorrência vem aumentando, as farmácias devem sempre procurar melhoras na qualidade de serviços e produtos, para assim reforçar sua competitividade.

Você tem uma gestão de qualidade implementada na sua farmácia? Se ainda não tem ou precisa melhorá-la, viemos ajudá-lo. Em nosso post você vai aprender que:

  • A qualidade deve focar a total satisfação do cliente;
  • Para implementar uma gestão de qualidade na farmácia, a liderança deve ser proativa;
  • A gerência deve ser participativa;
  • Os processos devem ser gerenciados;
  • Deve haver delegação para se implementar uma gestão de qualidade na farmácia;

Confira!

Cliente feliz e satisfeito

A qualidade deve focar a total satisfação do cliente

É preciso definir as necessidades dos clientes, pois eles são o foco. Para saber se os clientes estão realmente satisfeitos, é necessário fazer pesquisas de satisfação com seus clientes e ter um canal de comunicação com eles, seja por meio de redes sociais, e-mails e afins.

Garantir a satisfação dos clientes é o ponto primordial de gestão de qualidade, portanto, os clientes devem ser atendidos da melhor forma possível, e suas expectativas devem ser superadas.

liderança proativa para uma gestão de qualidade na farmácia

Para implementar uma gestão de qualidade na farmácia, a liderança deve ser proativa

O líder deve ser proativo e transferir essa cultura para os seus funcionários, pois isso motiva os funcionários a serem comprometidos a alcançarem os objetivos que foram propostos da melhor forma possível.

E não se esqueça da disseminação de informações! A missão de sua farmácia, sua visão para o futuro, seus objetivos e planos devem ser amplamente divulgado a todos os funcionários. Não adianta ter ótimos planos se não os passar para os funcionários introduzi-los.

 

A gerência deve ser participativa

Todos devem participar da solução de problemas.Para tanto, é preciso que todos os funcionários da sua farmácia desenvolvam a cooperação e o comprometimento para com todos. Isso irá possibilitar a valorização do trabalho em equipe, o que é fundamental em uma farmácia.

Para tanto, é preciso investir na capacitação dos funcionários através de treinamentos, assim, eles irão introduzir uma melhor forma de atendimento aos clientes e uma melhor execução dos procedimentos, garantindo assim uma gestão de qualidade na farmácia.

Gerenciamento de processos na farmácia

Os processos devem ser gerenciados

Você deve entender e rever os processos de sua farmácia. Isso é possível por meio de uma análise das metas e estratégias que foram estipuladas a fim de corrigir inconformidades.

Todos os processos devem estar envolvidos com o atendimento dos clientes de forma direta ou indireta, portanto, processos que não tem possuem essa finalidade provavelmente devem ser eliminados.

Processos deficientes devem ser redefinidos, para diminuir a possibilidade de erros. Lembre-se: até mesmo o que é bom pode ser melhorado!

Delegação para otimizar processos na farmácia

Deve haver delegação para se implementar uma gestão de qualidade na farmácia

Ficar esperando tomadas de decisões de apenas alguns funcionários da sua empresa pode levar a perda de tempo, e consequentemente perder de oportunidade de fidelizar clientes.

Delegação é um grupo de pessoas com um mesmo fim, onde todos os funcionários devem assumir responsabilidades por decisões, tornando assim a farmácia mais ágil.

Grupo CB drogarias ajuda a implementar uma gestão de qualidade na sua farmácia

E aí, como está a gestão da sua farmácia?

Nós do Grupo CB Drogarias temos a missão de ajudar você.

Através do Licenciamento de marca, ajudaremos você a implantar uma gestão de qualidade em sua farmácia, e também oferecemos treinamentos para seus funcionários.

Damos o suporte que sua farmácia precisa, venha construir uma história de sucesso com a gente! Para mais informações, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Dúvidas? Fale com nosso consultor!