Farmácia com pouca variedade? Aprenda a gerenciar seu estoque!

Sua farmácia está com pouca variedade de produtos? Saiba que, com um mal gerenciamento de estoque, você pode estar perdendo vendas e consequentemente dinheiro.

Por certo, é preciso ter um mix de produtos que atenda as necessidades dos consumidores, pois do contrário, você certamente estará perdendo vendas e clientes para o concorrente.

Sendo assim, aprenda a gerenciar seu estoque!

Seus produtos devem atender as necessidades dos clientes

Seus produtos devem atender as necessidades dos clientes, e para tanto, é necessário conhecer o perfil dos consumidores e ficar atento ao mercado. Uma forma de conhecer o perfil dos consumidores é realizando o cadastro de clientes no programa de desconto ou fidelidade da loja.

Isso possibilita saber quais são os produtos de maior procura, e a partir daí, escolher a variedade ideal de produtos, além de várias particularidades da venda.

Mas lembre-se: O mix de produtos de sua loja deve envolver medicamentos genéricos, vitaminas, suplementos alimentares, dermocosméticos e perfumaria, e sempre atentar a sazonalidade.

Registre as entradas e saídas de mercadorias

Para ter um controle de estoque eficiente, é preciso registrar todas as entradas e saídas de mercadoria de maneira correta. Assim, é possível calcular a Venda Média Diária (VMD) de cada produto e repor o estoque de maneira assertiva para que não falte produtos na loja respeitando o Custo de mercadoria vendida (CMV).

Uma das vantagens de um bom gerenciamento de estoque é que os clientes sempre vão encontrar os produtos que estão procurando, e assim, não haverá frustrações e perdas de venda, portanto atente dentro do pedido a Curva ABC de produtos.

Calcule a Venda Média Diária (VMD)

A VMD representa a média de vendas diárias de determinado produto.

Para calculá-la, é necessário fazer o seguinte cálculo: Considere o número de dias que o distribuidor demora para entregar o pedido (por exemplo, 3 dias) e multiplique com a VMD. Suponhamos que VMD desse produto seja de 5 unidades, o cálculo será o seguinte:

5 unidades (vendas por dia) X 3 dias (tempo de demora para entrega do produto pedido) = 15 unidades.

Portanto, sabemos que o estoque mínimo que sua farmácia deve ter para realizar uma nova compra é de 15 unidades referente e esse produto.

Venha ser um licenciado!

Sendo um licenciado do Grupo CB drogarias, você terá o suporte adequado para implementar todas as técnicas de gerenciamento de estoque em sua loja. Não perca mais vendas e dinheiro! Entre em contato conosco, estamos esperando por você.

Deixe uma resposta