Experiência de compra na drogaria: Devo ser um vendedor ou um atendente?

A experiência de compra na drogaria é o conjunto das percepções que um consumidor desenvolve ao interagir com uma loja durante as fases de pesquisa, compra e até a relação pós-venda.

Essas percepções compõem a impressão ou a imagem que o cliente tem da loja, e vão determinar, por exemplo, se o cliente vai comprar mais, se pretende retornar e se vai recomendá-la aos amigos.

Frente a isso, podemos chegar à conclusão de que a experiência de compra oferecida na drogaria irá impactar diretamente em seu sucesso. Aí vem a dúvida: Para oferecer uma boa experiência de compras aos clientes, devemos ser vendedores ou atendentes?

Experiência de compra na drogaria

Vendedor X Atendente

Vendedor é aquele que quer vender um produto a todo custo pensando apenas no seu próprio bem (comissionamento), sem tentar entender se o produto realmente é a solução para seus clientes.

Já o tendente busca auxiliar o cliente em todo o processo, pensando no benefício mútuo e buscando a melhor solução com base nas dores do seu cliente.

Sem dúvida alguma, devemos agir como atendentes para conseguir oferecer uma boa experiência de compra aos nossos clientes!

O que é atendimento?

A palavra “atender” significa dar ouvidos ou escutar alguém. Cada cliente é diferente. Cada um tem uma necessidade e uma forma de compreensão. Assim, um dos principais desafios do bom atendimento, no geral, é a forma de lidar com as necessidades dos clientes.

Nesse sentido, um atendimento deve ser feito com profissionalismo e esforço para tentar entender o que um cliente realmente precisa, e isso vai muito além de ser educado. Devemos vender valores!

Experiência de compra na drogaria

Como um bom atendimento deve ser feito?

Um bom atendimento deve ser feito com educação, cordialidade e postura. O verdadeiro atendente deve saber perguntar, descobrir as necessidades dos clientes, conhecer a finalidade de suas mercadorias, trazer soluções, encorajar o cliente a comprar e deixar o cliente satisfeito.

Extra: Veja a seguir 6 dicas cruciais no atendimento e conversão de vendas:

1 – Chame o cliente pelo nome.

2 – Entenda seu cliente.

3 – Ouça na essência.

4 – Comunique-se adequadamente.

5 – Tenha segurança, clareza, objetividade e transparência.

6 – Entregue além das expectativas de compra.

Para oferecer um bom atendimento, é preciso buscar aperfeiçoamento

Sem dúvida, esse é um dos pontos mais importantes. Os balconistas de drogaria devem estar sempre atualizados com procedimentos, lançamentos, atividades, normas sanitárias e perfil do consumidor.

Quando os funcionários são treinados da maneira correta, aperfeiçoam suas habilidades aumentando diretamente a produtividade e a qualidade, e como consequência, geraram o desenvolvimento e aumentam a lucratividade da própria empresa.

Sua equipe precisa de um treinamento, mas você não sabe por onde começar? Venha fazer parte do grupo CB Drogarias!

O mercado tem se transformado com uma velocidade cada vez maior, e quem não se adapta, acaba sendo engolido pelos concorrentes. Se você deseja ter um atendimento diferenciado e colocar a sua empresa à frente da concorrência, venha ser um licenciado do Grupo CB Drogarias!

Vamos traçar estratégias para que todos seus colaboradores se atualizem na área, e iremos mostrar na prática quais situações devem ser evitadas, e mais, iremos contribuir na mudança de determinados comportamentos de seus funcionários. Não perca mais tempo e dinheiro, entre em contato conosco!

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