Evite rupturas e garanta o máximo de vendas em sua farmácia!

Você sabia que para ter bons resultados com as vendas da sua farmácia, é essencial manter um mix completo e sem rupturas?

Estudos apontam que 60% dos resultados de um varejista estão relacionados com o sortimento. Portanto, se a farmácia não tem um mix ideal, não só as vendas serão impactadas, como também a satisfação do cliente.

Quando há ruptura (ausência de uma mercadoria na gôndola), corre-se o risco de perder o cliente, a venda e, consequentemente, o lucro. Isso gera uma série de prejuízos financeiros para a loja e para a imagem do estabelecimento! Por isso, confira a seguir algumas formas de evitar esse problema!

Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores

Manter um bom relacionamento com os fornecedores é fundamental para garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos.

Entenda o comportamento do consumidor

Para oferecer um mix de produtos adequado, é preciso entender o comportamento do consumidor e fazer um bom planejamento de compras. Para isso, faça um levantamento de dados e identifique quais são as linhas mais procuradas na loja usualmente e em épocas sazonais.

Uma forma assertiva de conhecer o perfil dos consumidores é realizando o cadastro de clientes no programa de desconto ou fidelidade da loja.

Além disso, tenha colaboradores capacitados para acompanhar as novas tendências e novas demandas do consumidor.

Atente-se a Curva ABC

Para evitar rupturas do estoque de sua farmácia, também é importante levar em consideração a Curva ACB. Você pode entender melhor essa técnica lendo o nosso post – Vender mais na farmácia: Curva ABC, Exposição de produtos e mais! – Basta clicar aqui.

Registre as entradas e saídas de mercadorias

Para ter um controle de estoque eficiente, é preciso registrar todas as entradas e saídas de mercadoria de maneira correta. Assim, é possível calcular a Venda Média Diária (VMD) de cada produto e repor o estoque de maneira assertiva para que não falte produtos na loja.

Gerencie constantemente seu estoque!

O gerenciamento constante do estoque ajuda a identificar os principais furos de mercadoria. Além disso, ele ajuda a identificar quais produtos atingiram o estoque mínimo, alertando que uma reposição precisa ser feita.

Uma das vantagens de um bom gerenciamento de estoque é que os clientes sempre vão encontrar os produtos que estão procurando, e assim, não haverá frustrações e perdas de venda.

Para facilitar nessa tarefa, recomendamos o uso de tecnologias, como softwares de gestão.

Bônus: Dicas para aumentar as vendas em sua farmácia!

  • Numa situação de crise, vale a pena adaptar o mix de produtos, oferecendo packs promocionais ou marcas mais acessíveis, a fim de trazer opções que se adequem ao bolso do cliente naquele momento.
  • Oferte um atendimento qualificado com o olhar voltado ao cliente. Nesse sentido, esclareça dúvidas para que o cliente fique seguro na hora da conversão e tenha ciência de que aquela compra é a melhor escolha.
  • Tenha informações completas sobre o produto de interesse do consumidor, sabendo indicar todos os seus benefícios.
  • Ofereça um ambiente agradável para as compras, sejam elas físicas ou virtuais.
  • Proporcione uma boa organização das gôndolas para facilitar compras complementares e intuitivas.
  • Faça promoções inteligentes.
  • Pratique uma precificação correta.
  • Treine periodicamente sua equipe de vendas.

Venha ser um licenciado!

Sendo um licenciado do Grupo CB drogarias, você terá o suporte adequado para evitar rupturas em seu estoque e alavancar suas vendas. Não perca mais vendas e dinheiro! Clique aqui e entre em contato conosco, estamos esperando por você.

Deixe um comentário