Elementos para se considerar antes de remontar ou reformar a farmácia

Nós do Grupo CB Drogarias preparamos esse post especialmente para você que  deseja remontar ou reformar a sua farmácia!

O que você imagina quando pensa no espaço físico de uma drogaria de qualidade? O General Pharmaceutical Council (órgão inglês de farmacêuticos) descreve de maneira detalhada um padrão a ser seguido: “A drogaria é facilmente acessível através de uma porta larga de vidro. O layout da drogaria é aberto, facilitando a movimentação dos clientes. A drogaria é limpa e tem a imagem profissional de um local da área de saúde. Os estoques são invisíveis aos olhos do cliente.” Se essa descrição te fez se sentir desconfortável em relação ao estado da sua drogaria, ou se você já vinha considerando reformar o seu estabelecimento para melhorar o seu potencial, esse artigo é para você.

A importância do planejamento antes de remontar ou reformar a farmácia

Reformar uma drogaria não é barato. Logo, é imperativo que você consiga um retorno para os seus investimentos. As reformas mais bem-sucedidas ocorrem nas farmácias que têm objetivos claros a serem cumpridos desde o início do processo de reforma. É completamente compreensível e normal, por exemplo, que você demore 4 semanas para planejar uma reforma que irá durar apenas duas.

Isso irá diminuir o tempo gasto com a reforma, minimizar o impacto da mesma em seus negócios, e, de quebra, evitar qualquer tipo de gastos-surpresa. Durante o planejamento, é importante lembrar que o cuidado com a identidade da marca e as instalações após as reformas e adequação de layout refletirão a proposta da sua marca para os seus clientes. Se o consumidor entrar em sua farmácia e perceber a presença de uma boa iluminação, um piso novo e de um mobiliário funcional, ele saberá que você é um empresário que tem preocupação com o bem-estar dos seus clientes, e que pretende oferecer a eles o melhor.

remontar ou reformar a farmácia

Cuidados com a Fachada

Assim como a área interna de vendas, a fachada e os espaços do lado de fora da drogaria também precisam de atenção no planejamento das reformas e adequação de layout.

Busque materiais resistentes, duráveis e de qualidade. É importante levar em consideração fatores como o contato com as mudanças climáticas, que podem alterar na deterioração do letreiro e de outros elementos instalados.

Não se esqueça que a fachada é parte do cartão de visitas da sua marca! Comparando aspectos físicos da loja em geral, como espaço, mobiliário, iluminação, caixa, entre outros, a fachada da farmácia se revela como sendo extremamente importante para a comunicação do estabelecimento.

Afinal de contas, é por meio da fachada da farmácia é que os consumidores conseguem ter uma primeira impressão da loja e localizar a drogaria como referência, por conta da qualidade do material e da identidade da marca. A iluminação da fachada também é muito importante. Vale lembrar que a comunicação deve ser percebida durante o dia e à noite. Portanto, paredes, calçadas e a parte externa da drogaria devem estar limpas e bem cuidadas. Uma boa iluminação à noite também é fundamental para destacar a sua loja.

Espaço Interno

Para que a sua drogaria atinja e mantenha um bom nível de vendas, é essencial que os seus clientes percorram a loja por inteiro. Ao planejar o layout, o gestor sempre deve ter em mente qual é o caminho que ele deseja que o consumidor percorra enquanto estiver caminhando pela farmácia.

Existem muitas providências que podem ser tomadas para induzir o cliente a percorrer esse caminho idealizado: você pode, por exemplo, investir em uma iluminação diferenciada, com pontos focais atrativos e uma sinalização que seja de fácil entendimento para o público.

Além disso, algumas ações podem ser tomadas para que os gestores consigam fazer mudanças que interfiram diretamente de maneira positiva nos lucros da drogaria:

  • Facilitar o acesso aos produtos MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição): posicione-os em uma área de autosserviço fora do balcão para que o cliente possa escolher os produtos por conta própria;
  • Posicionar essas áreas de autosserviço de uma maneira que incentive o cliente a circular um pouco mais pela loja, antes de ir direto para o balcão de atendimento. Locais de transição, como corredores laterais são uma ótima escolha para essas áreas.

remontar ou reformar a farmácia

Se deseja remontar ou reformar sua farmácia, é preciso levar em consideração o Mobiliário!

O varejo farmacêutico é um segmento que possui um mercado extremamente competitivo. Por esse motivo, toda e qualquer possibilidade que você tiver para se diferenciar de sua concorrência deve ser aproveitada ao máximo. Para que os resultados do seu negócio apresentem mudança positiva, é extremamente importante que você invista em mobiliário específico para drogarias.

Pode parecer simples ou até mesmo insignificante, mas toda drogaria bem-estruturada e competitiva precisa ter móveis que atendam a todas as necessidades de um estabelecimento que oferece esse tipo de produto.

Alguns empresários acreditam que qualquer tipo de gôndola ou de prateleira já é o suficiente para que se exponha os itens da farmácia. Entretanto, a realidade é que um mobiliário específico para drogarias permite que você posicione seus produtos de uma maneira que ajude o seu consumidor a identificar com facilidade as posições de cada categoria.

A maioria dos clientes costuma ingressar na loja em busca de um determinado produto. Por isso, o mobiliário específico para farmácia colabora para que o cliente em questão localize o que deseja com maior grau de facilidade. Isso melhora a experiência subjetiva do cliente na sua drogaria, consequentemente aumentando a percepção de satisfação da compra do mesmo.

Obviamente, o mobiliário por si só não fará com que o seu cliente fique necessariamente satisfeito. Afinal, a satisfação plena dos clientes é algo que depende de muitos outros pontos, como o preço e a qualidade do atendimento. Dito isso, se o seu cliente não conseguir encontrar o que deseja com rapidez devido às escolhas que você fez no mobiliário, ele poderá se sentir frustrado e com a sensação de perda de tempo.

Planeje cada área de sua drogaria!

É importante planejar cada área da sua drogaria com móveis específicos, de acordo com o tipo de produto e atendimento que você deseja oferecer. Nos últimos anos, o mercado de móveis voltados para as farmácias e drogarias sofreu uma grande profissionalização:  Antigamente, era comum encontrar farmácias com formato rústico e robusto, acompanhadas de móveis feitos em madeira. Hoje em dia a realidade é outra: boa parte do mobiliário das lojas é feita em ferro e aço, oferecendo à drogaria um visual mais moderno. Esses materiais costumam possuir sinalização e iluminação diferenciadas. O objetivo primário por trás de todas essas mudanças é simples: trazer uma experiência de compra mais agradável e plena aos consumidores e clientes.

Outro fator importante é saber posicionar os móveis corretamente, de acordo com o fluxo ideal de percurso do consumidor dentro da loja. Cada categoria deve ser pensada para estar em uma posição específica do ponto de venda. Esses estudos são baseados em análises do cliente dentro da loja. Por onde ele anda, para onde olha e as principais sessões que busca na farmácia.

O mobiliário deve ser visualmente agradável e condizente com o perfil do público-alvo. Além disso, também precisa ser prático, tanto para os colaboradores da farmácia quanto para os consumidores. Um exemplo disso é um balcão de atendimento muito longo. Sem saídas centrais para os atendentes, eles precisam dar a volta no mobiliário para atender os clientes.

É fundamental, também, que os móveis escolhidos estejam aptos às mudanças, seja para o recebimento de novas categorias ou para a adoção de normas da Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária).

Execução da Reforma

Como explicamos, com o passar do tempo, toda drogaria pode se beneficiar de reformas e adequações. É fundamental revitalizar e cuidar do espaço de venda quando falamos de um estabelecimento do varejo farmacêutico.

Por isso, faça um levantamento completo de todas as necessidades da sua drogaria. Pesquise fornecedores com referências de bons trabalhos e peça vários orçamentos para que você possa comparar preços antes de iniciar as reformas e adequação de layout.

Determine quanto tempo você precisará para realizar as mudanças – isso deve incluir desde o período de entrega dos materiais até a instalação e finalização dos serviços.

Por fim, peça ajuda ao fornecedor de serviços para programar a execução dos trabalhos nos períodos em que a drogaria está fechada para atendimento ao público. Caso algumas etapas tenham que ser feitas com a loja em funcionamento, tente minimizar ruídos e outros potenciais incômodos para os seus clientes.

Organize o seu planejamento e tenha uma farmácia sempre atrativa e próspera no mercado!

Venha Fazer Parte do Grupo CB Drogarias!

E aí? Decidiu reformar a sua drogaria? Não perca mais tempo e dinheiro: venha alavancar as vendas de sua farmácia sendo um licenciado! Além de acesso aos nossos estudos de mercado, treinamentos, técnicas de vendas, técnicas de precificação e suporte, você pode aproveitar a reforma da sua fachada para usar uma de nossas bandeiras!

Temos tudo o que você precisa para crescer em 2021, entre em contato conosco e saiba mais.

Deixe uma resposta