Dono de farmácia: Dicas para evitar o descarte de medicamentos vencidos

É essencial observar a data de validade dos remédios expostos nas prateleiras de suas drogarias para não colocar a saúde em risco de seus consumidores. Sendo assim, separamos algumas dicas valiosas para você evitar realizar o descarte desses medicamentos em seu estabelecimento:

Curva ABC

Alguns medicamentos possuem maior demanda em relação aos outros, desse modo, é interessante conhecermos a chamada curva ABC. Entender este tópico é muito importante para saber quais produtos precisam ter mais atenção em sua farmácia.

Esta técnica é muito utilizada para classificar o estoque em categorias denominadas como A, B e C. Este recurso deixa bem claro quais remédios são importantes para o estabelecimento. Na categoria A estão os medicamentos considerados mais importantes, suas vendas podem representar até 70% do faturamento.

Já na B, estão os produtos considerados intermediários, suas vendas representam 20% do faturamento da farmácia. Por último, na categoria C ficam os remédios que representam apenas 10% do faturamento, mesmo representando um baixo faturamento, eles  ainda ocupam grande parte do estoque. É fundamental salientar que por meio da curva ABC, você conseguirá organizar seu estoque de medicamentos.

Faça promoção dos medicamentos antigos

Sabemos que, infelizmente, tem aqueles remédios que possuem menos saída, neste caso, é recomendado realizar uma promoção desses medicamentos. No entanto, ao vender esses remédios, você deve sempre comunicar ao seu cliente o motivo da promoção. Não podemos colocar a saúde de nosso consumidor em risco.

descarte de medicamentos

Atende-se às datas de validades dos medicamentos

A Anvisa, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, informa que todos os fabricantes devem colocar a data de validade dos remédios nas embalagens, assim como o número do lote. Essas informações são importantes para orientar os funcionários a estar realizando o controle do estoque, observando quais medicamentos já estão vencidos para realizar o descarte adequadamente.

Treine seus funcionários

Solicite que seus funcionários realizem a verificação da data de validade do medicamento antes de completar a venda. Ao realizar este movimento, você estará está zelando pela saúde de seus clientes.

descarte de medicamentos

Organize suas prateleiras

Sempre coloque os medicamentos com prazo maior de validade no fundo, e os mais antigos na frente. Essa organização permite que não haja perda de medicamentos vencidos em seu estabelecimento. Defina os funcionários que vão realizar essa verificação para que não haja prejuízos.

Coloque o medicamento em local arejado e limpo

Ademais, é importante destacar que os medicamentos devem ser armazenados em locais arejados, com livre circulação de ar, sem abafamento e esteja limpo.Esses locais evitam que os medicamentos possam vencer antes da data de validade. Evite armazenar os remédios em locais quentes e úmidos.Gostou das nossas dicas? Então venha ser um licenciado do Grupo CB Drogarias e ter acesso a diversas estratégias validadas! Conosco você terá Treinamentos assertivos, Metodologia, Suporte App, Parceria com Laboratórios e muito mais!

Deixe um comentário