Coronavírus: Donos de farmácia, sejam conscientes e responsáveis!

Com a grande velocidade da propagação do Coronavírus, todos devem estar conscientes e ser responsáveis, principalmente os donos de farmácias. Devemos ser parceiros e colaborar com o nosso povo, afinal, são eles quem mantém todas as drogarias em funcionamento.

Leia até o final e confira dicas exclusivas para donos de drogarias, preparadas pelo Grupo CB Drogarias.

Sobre o novo vírus

O Coronavírus se espalhou rapidamente pelo mundo, portanto, é preciso tomar algumas precauções para desacelerar a disseminação do vírus a fim de que o número de casos não se concentre ainda mais em um período curto de tempo.

Os principais sintomas da Covid-19, doença causada pelo vírus Sars-Cov-2, incluem tosse, febre e dificuldade para respirar, e em um número menor de casos, podem incluir espirros e coriza.

Em geral, nem sempre aparecem todos esses sintomas, mas em caso de dificuldade para respirar, alguns pacientes necessitam de tratamento hospitalar para evitar que a doença evolua e que o caso se complique.

Dicas para se proteger

Para se proteger da contaminação do vírus, é preciso tomar alguns cuidados, tais como:

  • Lavar constantemente as mãos com água e sabão de 5 a 10 vezes por dia;
  • Não esquecer de lavar as mãos sempre que voltar da rua ou depois de utilizar transporte público ou coletivo;
  • Se não for possível lavar a mão com água e sabão, utilizar álcool em gel;
  • Limpar objetos tais como maçanetas, teclados e celulares com álcool em gel;
  • Evitar ambientes aglomerados;
  • Manter distância de 1 metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo;
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca, evitando assim levar o vírus para as mucosas do corpo;
  • Usar lenços na hora de tossir ou espirar e jogar o papel fora na mesma hora;
  • Se apresentar algum sintoma, evitar o contato com outras pessoas, principalmente idosos.
  • Ficar sempre atento a novidades sobre o vírus.

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento não há nenhum medicamento, substância infusão, óleo essencial, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir ou tratar a infecção pelo Coronavírus. Isso desmascara algumas fake news que envolvem chá quente, vitaminas, bebida alcoólica, entre muitas outras substâncias ou métodos para tratamento.

Dados Importantes

Segundo um amplo estudo realizado com milhares de pessoas na China, 8 a cada 10 casos diagnosticados são leves, onde 81% dos casos confirmados apresentam sintomas brandos ou mesmo não ocorre sintomas.

Em 14% dos casos diagnosticados, o Coronavírus pode causar pneumonia grave, e em 5% a pneumonia pode ser bastante grave e levar ao óbito.

É importante ressaltar que grande parte dos infectados não entra nos dados oficiais, pois o diagnóstico sequer é feito devido à ausência dos sintomas. Dessa forma, a maioria dos casos de pessoas infectadas é curada, e o número de pessoas curadas é 13 vezes maior do que o número de mortos.

Todas essas informações foram tiradas do BBC News.

Dicas essenciais para donos de farmácias

Nós, do Grupo CB Drogarias, nos preocupamos com a saúde da população. Portanto, separamos algumas dicas exclusivas para os nossos licenciados e também para os demais proprietários de farmácias.

  • Disponibilize álcool em gel nas bancadas de seu estabelecimento, para que os clientes e os funcionários possam utilizá-lo;
  • Passe instruções a seus funcionários para eles que lavem constantemente as mãos com água e sabão;
  • Todos os funcionários devem evitar contatos próximos, não só com os colegas de trabalho, mas também com os clientes. Dessa forma, apertos de mão, abraço, beijos e comunicações próximas devem ficar suspensos;
  • No atendimento, todos devem manter uma distância de aproximadamente 1 metro;
  • Mantenha uma boa higienização no estabelecimento, e limpe constantemente objetos como telefones, teclados maçanetas e bancadas com álcool;
  • Evite que ocorra aglomerações de pessoas na drogaria. Uma ótima alternativa é disponibilizar entrega domiciliar, fazendo divulgação dessa possibilidade e ressaltando entrega gratuita a partir de certo valor estipulado;
  • Caso algum funcionário apresente sintomas de gripe, libere-o para ficar em casa;
  • Se tiver clientes com coriza, febre, tosse, espirro e dor de garganta em seu estabelecimento, peça gentilmente que ele se retire;
  • Racionalize a venda de álcool em gel e mascaras para que todos consigam se abastecer e proteger as famílias;

Por sermos profissionais e atuarmos na manutenção da saúde da população, não devemos aproveitar da grande venda de álcool em gel, mascaras e outros medicamentos para lucrar mais, cobrando preços abusivos. Sejamos conscientes!

Faça sua parte e exerça verdadeiramente sua profissão, levando bem-estar e saúde a todos!

Deixe uma resposta