Você já ouviu falar em retail media?
Esse conceito, cada vez mais presente no universo do varejo, tem ganhado espaço no mercado brasileiro — especialmente quando o assunto é impulsionar as vendas no setor farmacêutico. Para muitos, trata-se de uma verdadeira transformação no modo como o varejo farma opera.
O avanço dessa estratégia está diretamente ligado à superação de desafios comuns enfrentados por farmácias que buscam crescer em um cenário cada vez mais competitivo.
Mas afinal, você sabe quais obstáculos têm levado farmácias, indústrias e distribuidores a direcionarem seus investimentos para o retail media? E por que essa abordagem tem se mostrado tão relevante para quem deseja alavancar os resultados no ponto de venda?
Neste artigo, vamos te mostrar, de forma clara e prática, tudo o que você precisa entender sobre o papel do retail media no varejo farmacêutico — e como ele pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas da sua farmácia. Vamos nessa?
O que é Retail Media?
De maneira objetiva, o retail media consiste na estratégia de veicular anúncios patrocinados por marcas e indústrias dentro dos canais digitais de varejistas, como sites e aplicativos.
Ou seja, são espaços publicitários disponibilizados nos e-commerces das farmácias, onde marcas promovem seus produtos para aumentar a visibilidade e estimular diretamente a decisão de compra do consumidor — uma abordagem que contribui de forma direta para o crescimento das vendas no varejo farmacêutico.
Pode-se dizer que o retail media representa o marketing da indústria atuando mais próximo do consumidor final.
De acordo com dados da Retail Media Insights, desenvolvida pela Newtail, 57% dos anunciantes utilizam essa estratégia com o foco principal de impulsionar a performance de vendas de itens estratégicos nas plataformas de e-commerce.
Além disso, cerca de 20% dos respondentes afirmaram que o objetivo com o retail media é fortalecer a presença e o reconhecimento da marca junto ao público.
Esses números mostram que os fabricantes estão cada vez mais dispostos a investir nesse formato, o que transforma o retail media em uma relevante fonte secundária de receita para o varejo.
Resumidamente, o retail media permite que a indústria farmacêutica invista em mídia nos canais digitais das farmácias — como sites e apps — contribuindo para ampliar a exposição dos produtos e, com isso, aumentar as vendas.
Por que sua farmácia deve apostar no Retail Media?
Segundo um levantamento da Newtail, 75% das empresas que ainda não utilizam Retail Media afirmam não conhecer o suficiente sobre a estratégia para começar a investir.
Esse cenário revela um verdadeiro “oceano azul” de oportunidades. Ou seja, é o momento ideal para sua farmácia se posicionar à frente do mercado e colher resultados expressivos, especialmente no aumento das vendas.
Ao adotar o Retail Media, sua farmácia não apenas potencializa as vendas, como também passa a oferecer informações valiosas, educar o consumidor sobre os produtos disponíveis e proporcionar uma experiência mais personalizada.
Essa abordagem permite uma conexão mais próxima com o cliente, por meio de conteúdos relevantes e educativos sobre saúde, bem-estar e os itens farmacêuticos que ele encontra na loja.
Outro grande diferencial está na segmentação: com o Retail Media, é possível direcionar anúncios com precisão, alcançando o público certo com mensagens sob medida — o que torna cada campanha muito mais eficiente.
Além de gerar vendas, essa estratégia contribui para que os consumidores façam escolhas mais conscientes sobre sua saúde. E ao oferecer esse tipo de apoio, sua farmácia fortalece a confiança do cliente e cria vínculos de fidelidade com a marca.
Vantagens do retail media para farmácia:
* fonte alternativa de receita, com a venda de espaços publicitários no site/app;
* oferece conteúdo e ofertas direcionadas para estimular as compras;
* anúncios são direcionados para o público que busca produtos específicos, evitando assim uma experiência negativa de poluição visual para o cliente, o que poderia levá-lo a evitar a compra.
O retail media substitui os anúncios tradicionais?
De forma alguma! As estratégias de retail media não substitui os anúncios tradicionais, eles ainda permanecem muito relevantes para alcançar o público-alvo da farmácia.
Tudo vai depender dos objetivos da sua loja e do seu orçamento para campanhas de marketing.
O retail media é um complemento para as demais estratégias e não um substituto.
Como aumentar as vendas em farmácia com Retail Media?
O que a farmácia precisa para começar a investir em Retail Media?
Segundo Eduardo Donoso, Head de Marketing da Bnex, um dos pilares para aplicar estratégias de Retail Media é ter, no mínimo, 60% do faturamento vindo de vendas rastreadas e analisadas. Isso significa que, para direcionar anúncios com precisão, é essencial entender os hábitos de compra dos clientes e apresentar produtos relevantes para cada perfil de consumidor.
Esse processo começa pelo cadastramento do cliente no momento da venda.
Além disso, Eduardo destaca que a farmácia deve contar com canais de ativação direcionada, como a mídia digital. Ou seja, é fundamental ter um site próprio de e-commerce e um aplicativo mobile, buscando atingir uma média de 50% de clientes ativos mensalmente — ou seja, consumidores que realizam compras por esses canais.
Fonte: Precisão Sistemas