Atuação dos balconistas na drogaria: Bom atendimento é sinônimo de sucesso!

“5% apenas dos clientes que saem satisfeitos da sua loja e a indica correspondem em até 75% de aumento de faturamento!”

O atendimento é um dos grandes diferenciais do Canal Farma frente a outros canais. É inquestionável que quando o atendimento tem o olhar totalmente voltado para a satisfação dos clientes, os resultados nas vendas e a fidelização se tornam um processo mais natural.

Frente a tudo isso, os balconistas da drogaria executam o papel principal, afinal, ele é o primeiro e provavelmente o último contato do cliente na sua loja.

Funcionários despreparados é igual perdas de vendas!

Alguma vez você já entrou em um estabelecimento e deixou de comprar ou mesmo nunca mais retornou ao local por ter achado o atendimento ruim?

Pois bem, essa situação é muito comum. Isso acontece devido ao despreparo dos funcionários, que em alguns casos, tem informações limitadas sobre o produto que está vendendo ou mesmo não foi simpático na hora do atendimento.

Agora, me responda: Como anda a atuação dos balconistas em sua DROGARIA? Confira a seguir algumas atitudes simples, porém fundamentais, que todo balconista deve ter.

Recepcionar e atender os clientes com profissionalismo e empatia

Todo balconista deve ter empatia e não fazer julgamentos de forma precipitada sobre o cliente, afinal, não é porque ele está de roupas simples que não vai comprar nada da loja, por exemplo.

Portanto, é preciso manter uma boa postura e atender todos com profissionalismo e empatia! Confira alguns pontos fundamentais para o sucesso no atendimento:

  • Cumprimentar o cliente de forma alegre e com sorriso no rosto;
  • Chamar pelo nome, não esquecendo o “senhor” e “senhora”;
  • Manter contato visual;
  • Ouvir atentamente;
  • Se certificar de que solucionou o problema do cliente;
  • Agradecer pela preferência;
  • Oferecer um bom pós venda.

Ter sensibilidade às necessidades dos clientes

Muitos clientes vão às farmácias para comprar medicamentos que serão usados ​​no tratamento de problemas de saúde. Obviamente é comum que estejam com dor, medo ou preocupação a respeito de qual será o tratamento ideal, devendo ser respeitados e compreendidos como seres humanos.

É preciso mostrar interesse em tentar ajudar o cliente, e caso não consiga, encaminhar o cliente para quem poderá dar continuidade ao atendimento, como o gerente ou o farmacêutico.

Lembrar de produtos que o consumidor pode precisar

Após ter ouvido o cliente com atenção, é preciso Lembrar de produtos que ele pode precisar. Isso não é apenas uma forma de criar oportunidades e aumentar o tíquete médio, mas também de ajudar o cliente a sair da loja com tudo que realmente necessita!

Nesse cenário, o balconista pode lembrar de produtos que talvez o cliente tenha esquecido durante as compras. Um exemplo é o cliente que adquire um termômetro digital, o balconista pode lembra-lo da necessidade de uma pilha.

Comunicar-se conforme o perfil do cliente

O balconista precisa se atentar ao modo como está prestando seu atendimento: o volume da voz, o ritmo da fala e os gestos usados. Dessa forma, o atendimento prestado nunca deve ser feito de forma robotizada, afinal, os elementos utilizados na comunicação com um idoso é diferente se comparado a um jovem.

É importante salientar que o atendimento não se restringe apenas ao ato da compra: se a boa experiência se estende ao pós-compra, as chances de o cliente voltar a comprar na empresa aumentam consideravelmente.

Manter o ambiente agradável

O balconista exerce um papel fundamental na organização e limpeza das prateleiras e gôndolas, bem como na arrumação e reposição de produtos. Sem dúvida, um ambiente agradável contribui para a satisfação do cliente!

Buscar aperfeiçoamento

Sem dúvida, esse é um dos pontos mais importantes. Os balconistas  de drogaria devem estar sempre atualizados com procedimentos, lançamentos, atividades, normas sanitárias e perfil do consumidor. Por isso, é fundamental participar dos treinamentos que são aplicados na própria empresa ou fora dela.

Quando os funcionários são treinados da maneira correta, aperfeiçoam suas habilidades aumentando diretamente a produtividade e a qualidade, e como consequência, geraram o desenvolvimento e aumentam a lucratividade da própria empresa.

Sua equipe precisa de um treinamento, mas você não sabe por onde começar? Venha fazer parte do grupo CB Drogarias!

O mercado tem se transformado com uma velocidade cada vez maior, e quem não se adapta, acaba sendo engolido pelos concorrentes. Se você deseja ter um atendimento diferenciado e colocar a sua empresa à frente da concorrência, venha ser um licenciado do Grupo CB Drogarias!

Vamos traçar estratégias para que todos seus colaboradores se atualizem na área, e iremos mostrar na prática quais situações devem ser evitadas, e mais, iremos contribuir na mudança de determinados comportamentos de seus funcionários. Não perca mais tempo e dinheiro, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta