Associativismo cresce e aumenta faturamento de farmácias independentes

Com faturamento de R$ 13 bilhões entre o período de janeiro e julho de 2020, as redes ligadas ao associativismo cresceram 21,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo uma pesquisa realizada pela IQVIA, esse é o seguimento do varejo farmacêutico com maior porcentagem de crescimento, sendo a melhor opção para farmácias independentes aumentarem consideravelmente seus faturamentos.

O que é o associativismo?

O que é o associativismo?

Associativismo é aquele famoso licenciamento de marca, onde as empresas do mesmo segmento e com os mesmos objetivos unem forças para comprar em conjunto, possuem parcerias vantajosas com fornecedores, possuem ações de marketing, administração profissionalizada, treinamento contínuos, estratégias de vendas, além de reduzir os custos operacionais e obter melhores condições de preços e prazos.

Com todas essas vantagens, fazer parte de um grupo possibilita chegar ao sucesso, desde que o empresário utilize, com competência, as ferramentas disponíveis e sempre cultive o envolvimento da empresa nas ações da rede.

O mundo empresarial é dividido em dois grupos

Nós do Grupo CB Drogarias costumamos dizer que o mundo empresarial é dividido em dois grupos. São eles:

  • Empresários que se vitimizam e colocam a culpa do fracasso no governo, no mercado e na crise. Esse grupo enxerga tudo como problema.
  • Empresários que são protagonistas de seus negócios, buscando dentro das suas competências soluções para os desafios. Esse grupo enxerga tudo como desafio.

Nessa analogia, é comum vermos empresários do ramo farmacêutico reclamando da grande competitividade enfrentada no mercado, e com isso, vivem procurando soluções mágicas de prosperidade e esperando ações governamentais que beneficie seu segmento de atuação. O fato é que essas soluções mágicas não existem!

Portanto, se você deseja ter uma loja mais competitiva e ganhar destaque no mercado farmacêutico, o associativismo, ou seja, o licenciamento de marca, é a solução.

Enfim, devo caminhar sozinho ou aderir ao associativismo?

Com base no grande crescimento que as farmácias independentes obtiveram após aderirem ao associativismo, fica claro que toda loja que deseja crescer e aumentar seu faturamento deve fazer parte desse pilar estratégico.

De maneira geral, empresas sozinhas não conseguem enfrentar a concorrência das grandes corporações, e esse é sem dúvida um dos grandes motivos que torna o associativismo indispensável para os pequenos e médios negócios.

Pare de colocar a culpa de seu insucesso no governo, no mercado e na crise, e venha fazer parte do Grupo CB Drogarias!

Fazendo parte do Grupo CB Drogarias você pode contar com suporte/app, treinamentos para toda a equipe, parceria com laboratórios, marketing, tabloides, gestão de atendimento, layouts, e muito mais! Entre em contato conosco e saiba mais.

Deixe uma resposta