8 dicas para fazer sua farmácia vender mais!

O gestor que sempre busca aprimoramento de seu neg├│cio tem mais chances de satisfazer seus clientes, e, consequentemente, vender mais em farm├ícias. Al├ęm do bom atendimento, existem outros recursos que prometem e conseguem fazer toda a diferen├ža nos seus neg├│cios. Aproveite a chegada de um novo ano para colocar em pr├ítica as doze dicas a seguir.

Fonte: Guia da Farmácia

1. Possua um bom mix de produtos

O primeiro passo para vender mais em farm├ícias e╠ü possuir os produtos corretos. Sem um bom mix, que consiga atender a╠Çs necessidades dos clientes e╠ü impossi╠üvel alcanc╠žar bons ni╠üveis de vendas.

Para oferecer o┬ámix┬áadequado, o gestor deve entender as linhas mais procuradas na loja usualmente e em e╠üpocas sazonais. No vera╠âo, e╠ü preciso que as farma╠ücias se abastec╠žam de protetores solares, po╠üs-sol e cremes hidratantes (de cabelo e corporais). Eles sa╠âo os produtos mais afetados pela sazonalidade ti╠üpica da estac╠ža╠âo.

2. Tenha empatia: coloque-se no lugar do consumidor

Quem sai às compras sempre busca ser bem recebido. E, em um ponto de venda, o cliente visa ser compreendido e ter suas demandas atendidas. A empatia, a sensibilidade de se colocar no lugar do cliente e compreender suas necessidades, é um dos principais pilares que definem um bom atendimento.

É preciso que os clientes tenham todas as suas expectativas atendidas.

3. Conte com profissionais capacitados tecnicamente

No passado, na╠âo treinar era inteiramente compreendido, pois, certamente, o foco na╠âo estava no cliente, mas, por certo, no produto. Isso acontecia quando qualidade era o diferencial, na╠âo existindo commodities, ou quando o foco era financeiro, devido a╠Ç inflac╠ža╠âo.

O bom atendimento aumenta a chance de retorno dos clientes, favorecendo sua fidelizac╠ža╠âo e aumentando seu valor ao longo do tempo. Somado a isso, um cliente satisfeito costuma promover suas boas experie╠éncias via ÔÇśboca a bocaÔÇÖ com seus conhecidos.

4. Aposte em profissionais capacitados emocionalmente para vender mais!

Nem so╠ü cursos e especializac╠žo╠âes formam o bom funciona╠ürio.

Existem pessoas que, naturalmente, possuem mais facilidade para formar lac╠žos┬á ÔÇô caracteri╠üstica fundamental em um bom vendedor.

Acontece que, na hora de fidelizar o cliente e, assim, vender mais em farm├ícias, o carisma faz toda a diferenc╠ža.

Quanto ao atendimento, é importante salientar que ele não se restringe ao ato da compra: se a boa experiência se estende ao pós-compra, as chances de o cliente voltar a comprar na empresa aumentam consideravelmente.

5. Conhe├ža a fundo seus clientes e suas necessidades

O bom vendedor é aquele que percebe e atende às necessidades do cliente e ainda faz vendas adicionais.

Ele pode lembrar de produtos que o consumidor pode precisar, mas que talvez tenha esquecido durante as compras.

Um exemplo é o cliente que adquire antitérmico: o vendedor pode lembrá-lo da necessidade de um termômetro.

6. Aceite cr├şticas

Na maioria das vezes, o cliente que critica um produto/servi├žo e╠ü aquele que mais aposta no neg├│cio.

Desse modo, o vendedor não pode ter medo de receber um não, pois quem sabe recebê-lo certamente se tornará um grande profissional.

7. Aposte na boa comunica├ž├úo e valorize profissionais engajados

Um ponto de venda deve, sempre, apostar no bom relacionamento e na correta comunicac╠ža╠âo com clientes.┬á ÔÇťO bom vendedor deve ser, em primeiro lugar, bom ouvinte, em segundo lugar, possuir boa capacidade de comunicac╠ža╠âo e assimilac╠ža╠âo de informac╠žo╠âes, conhecimento sobre os produtos que vende e, al├ęm disso, ser e╠ütico, motivado e conseguir transmitir sua motivac╠ža╠âo para toda a equipe

8 - Voc├¬ ├ę s├ęrio(a) o suficiente para fazer sua drogaria vender mais e vender melhor?

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